Entendendo o Flash!
Olá amigos,
hoje venho falar do flash, principalmente do modo TTL, mas o que é flash ttl?
TTL significa: Through-the-Lens (Através da lente).
Basicamento o Modo ttl funciona assim: O controle de potência do flash é feito através da objetiva, antes do disparo do flash é emitido um pré-flash que mede a luz necessária para iluminar o objeto.
Bom, eu poderia escrever um texto gigante sobre o funcionamento, mas não é bem este meu objetivo deste post.
Meu objetivo é mostrar como funciona na prática o flash, porque ele erra e como fazer para ele errar menos.
Muitos fotógrafos de casamento levam consigo um dilema: usar ou não o flash?
Eu sou um, de muitos, que não curte muito o flash marcante na foto, acho feio!
Por este motivo estou escrevendo, para mostrar que é possível usar um flash mais difuso, para iluminar a cena de uma forma mais natural, além disso utilizar o flash para criar efeitos.
O que você precisa saber antes do começar a fotografar com flash? Primeiro é saber que ele erra, mas que mesmo errando é um ótimo aliado. Os principais erros do flash são nas seguintes ocasiões:
Predominância de branco: quando a cena predomina o branco a sua reflexão é muito grande, logo o sistema TTL entende que não é necessário “jogar” muita luz na cena, então ele dispara uma carga menor do que a necessária para iluminar bem a cena, o que nos dá fotos subexpostas. Logo iremos ajustar a compensação do flash entre + 1/3 e +3.
Predominância do preto: quando a cena predomina o preto, a sua reflezão é muito pequena, logo o sistema ttl entende que é necessário “jogar” muita luz na cena, então ele dispara uma carga maior do que a necessário para iluminar bem a cena, o que nos dá fotos superexpostas. Logo iremos ajustar a compensação do flash entre – 1/3 e -3.
Existem outros fatores que interferem diretamente na carga do flash, como abertura do diafragma, iso e velocidade do obturador, mas estou partindo da premissa que todos entendem para o que cada um dos 3 elementos servem.
Vou publicar algumas fotos que fiz utilizando o flash no modo TTL, vejam:
Neste primeiro caso, estou usando -2 de compensação do flash, mas porque? Porque em cenas com baixa luminosidade o flash irá disparar mais carga do que o necessário. Meu assistente está a quase 90º dos noivos, para realçar o cabelo e o vestido da noiva.
Nesta foto, utilizei 0(zero) de conpensação do flash, pois a cena tinha preto e tbm branco, logo o flash iria utilizar um “meio-termo” para a carga, então não era necessário interferir no funcionamento natural do flash. Meu assistente estava à minha esquerda com o flash posicionado acima da minha cabeça com um ângulo bem pequeno em relação aos noivos (menos de 45º).
Neste caso estou utilizando o flash como preenchimento de cena, como havia muito mais luz no “pano de fundo” e o casal estava localizado na sombra, era necessário ilumina-los. O flash estava com meu auxiliar à direita do casal com um ângulo aproximado de 45º.
Predominância de branco na cena: quando uma cena possui muitos elementos brancos ou o elemento principal ou com maior volume é o branco, o flash fará a leitura de que há muita luz na cena, fazendo com que ele dispare menos carga do que o necessário, deixando a foto subexposta, neste caso utilizei +1/3 de compensação do flash, o meu flash teve duas funções: congelar os noivos e iluminar a cena enquanto eu girava a câmera. Estava utilizando flash na câmera rebatendo para a direita. Estava em primeira cortina.
Aqui já era entardecer e o sol já estava praticamente posto, a luz que refletia no casal era muito baixa e deixava muitas sombras, utilizei o flash com -3 de compensação para apenas “emparelhar” a cena. Meu assistente estava posicionado a minha esquerda a 45º do casal.
Criando efeitos: neste caso estou utilizando o flash para criar um efeito na cena, estou com uma velocidade baixíssima então iria borrar caso não utilizasse o flash, o flash está a 90º da noiva. Para dar o efeito fiz um pequeno movimento para a direita com a câmera. Estava em primeira cortina.
Espero ter ajudado e que tenham gostado do post.
Abraços,
Allan.
Excelnte seu Blog! Parabéns pelas imagens, e muito obrigado por compartilhar informações tão ricas!Deus te recompense! Tenho uma dúvida, se puder me ajudar fico muito grato: Quando você diz compensar o Flash para menos ou para mais, seria no próprio flash ou o ajuste é feito na Camera.
Obrigado desde já, e Sucuesso cada vez mais…
Blz Claudio,
tanto faz ser na câmera como no flash, eles estão em sincronia um com o outro…
Abraços,
Allan.
Adorei seu blog. Desculpe-me pela minha ignorancia mas tenho uma duvida, o que eh primeira cortina?
Oi Elen,
capaz, são dúvidas comuns para a maioria dos fotógrafos, até de quem já fotografa a bastante tempo, pois é um assunto pouco discutido.
Na prática funciona assim: na primeira cortina o flash dispara e depois o sensor “capta a luz disponível” e na segunda cortina o sensor capta a luz disponível e depois dispara o flash… mais adiante quanto tiver um tempinho vou postar mais detalhado e com exemplos.
Abraços
Também tive esta dúvida… A primeira cortina seria a sincronização normal do flash e a segunda cortina seria a sincronização lenta? É algo assim ou estou equivocado?
Também tive esta dúvida… A primeira cortina seria a sincronização normal do flash e a segunda seria a sincronização lenta? É algo assim, ou estou equivocado?
Olá sou fotografo iniciante e gostaria que você pudesse me dar sua opinião sobre a nikon D-90 pois esto pensando em comprar uma para fazer fotografia de casamentos. Um abraço
Dá uma olhada aqui:
https://escoladefotografos.com/2011/06/24/qual-equipamento/
Olá Lucas, parabéns pelo Blog. Nossa, esse post veio bem na hora.. mais ainda estou me perguntando o “porque” passei tanto aperto no último aniversário que fiz. Deixei meu Flash SB900 regulado no TTL, mais estava estourando TODAS as fotos.. algumas me afastei mais para conseguir produzir as fotos. O que me diz disso? Poderia me dá uma dica.. pelo pouco que percebi meu TTL não estava ajustando aos meus modelo, parecia que o Flash liberava mais luz do que o ambiemte precisava.
Desde já, agradeço! ;)
Oi Allan
Primeiramente gostaria de agradecer por compartilhar suas experiências e seu conhecimento com seus leitores, essa é uma atitude muito bonita pois muitos profissionais tem medo de compartilhar talvez por uma insegurança desnecessária. Como muitos sou uma iniciante na fotografia e gostaria de saber se o flash embutido nas DLSRs podem ter alguma serventia, ou se o melhor é passar para um flash com mais funcionalidades. Qual a melhor forma de utiliza-lo? Muito Obrigada Abraços
Excelente. Objetivo e perfeito. Cada vez mais admiro o seu trabalho Allan. Seja por aqui, pelo canal no YT ou pela sua página no FB. Sua iniciativa de propagar conhecimento e seu lindo trabalho me estimulam diariamente a ir adiante conquistar meus objetivos. Agradeço grandiosamente.
Adorei.. tinha muitas dúvidas em relação ao flash, pois no último evento que fiz algumas fotos saíram subexpostas mesmo com o flash, mas agora já sei.. obrigada!!!
[…] ele basicamente em TTL (quer saber mais sobre o flash em TTL? Acesse: https://escoladefotografos.com/2010/11/03/entendendo-o-flash/), eu só uso manual durante o dia ou quando tenho controle total da luz e utilizo o Multi para […]
[…] -2 de compensação ou se o local for “breu total” use -3 (o que é isso? Saiba mais AQUI ) – o Flash serve para congelar o objeto (no caso o casal/modelo) – Após efetuado o disparo pegue […]
[…] para -2 de compensação ou se o local for “breu total” use -3 (o que é isso? Saiba mais AQUI ) – o Flash serve para congelar o objeto (no caso o casal/modelo) – Após efetuado o disparo pegue […]
Vc é bem didático!!!!
Meu na boa.. tu é MESTRE!.
Já falei isso e repito. Como admiro teu trabalho e teus post.
Humildade é uma palavra tão pequena, teu coração é muito maior.
Obrigado pelas dicas valiosas e por ser esse cara gente finíssima que tu és.
Deus te abençoe!..
Abraços ..
Everson!
Meu Deus como vc me inspira a continuar , amo o que faço , como é bom fazer parte da vida de tantas pessoas , o mundo da fotografia é infinito e sempre podemos eternizar sonhos e saber que fizemos parte de mais uma história.
Obrigado por ser tão gentil e sempre nos ensinar algo a mais .
Allan, sem palavras. preciso muito destas dicas pois tenho perdido muitas fotos boa, gosto muito de trabalhar com luz natural. sou fotojorlista.abs.
Nossa cara, brilhantes dicas vc deixou, muito obg. mesmo .
Legal muito lindo essas foto meus parabéns
Show! Você tem uma habilidade em explicar as coisas de forma simples e objetiva, adoro isso nos seus videos e esse texto foi muito útil para mim! Sempre que possível estou acompanhando seu trabalho. Espero um dia ir em um workshop seu!
Muito legal. Entendi o TTL de forma prática. Gostaria agora de aprender como mover a câmera e ainda sim deixar o elemento principal sem borrar. FIcaram legais tais efeitos.
O elemento fica congelado no disparo do flash, momento em q a luz do elemento principal será capturada..
“Congelar os noivos e iluminar a cena enquanto eu girava a câmera”. Como é feito esse procedimento, a um tempo venho tentando fazer mais tudo que consigo é borrar tudo. Pode nos dar a dica?
[…] ele basicamente em TTL (quer saber mais sobre o flash em TTL? Acesse: https://34.82.69.115/2010/11/03/entendendo-o-flash/), eu só uso manual durante o dia ou quando tenho controle total da luz e utilizo o Multi para […]
[…] para -2 de compensação ou se o local for “breu total” use -3 (o que é isso? Saiba mais AQUI ) – o Flash serve para congelar o objeto (no caso o casal/modelo) – Após efetuado o […]