Com Qual Lente Foi Feita esta Foto?


A pergunta “Com qual lente foi feita esta foto?” ou “Que lente usou?” é figurinha batida nos comentários de fotos nas redes sociais. Parece que há uma ideia de que a lente é a responsável por tudo no resultado final da imagem – o que é um pensamento completamente equivocado.

Se eu disser a você que a resposta para a pergunta que dá nome ao post é “Lente do Kit – 18-55mm“, acreditaria?

Workshop_Strobist_LucasCavalheiro_EscoladeFotografos_Ensaio_5
Canon 70D, lente 18-55mm | 29mm, f/4.5, 1/500s, ISO 100 | Flash com Softbox e Strobist

 A lente faz muita diferença?

Claro que sim! Uma lente boa nos ajuda a ter um desfoque mais bonito, a ter boa nitidez na imagem, a ter melhores cores, etc. Mas alguns fotógrafos costumam pensar que só a lente é quem determina o resultado final da imagem, que só com aquela lente é possível fazer determinada foto ou trabalho, o que não é verdade.

Falo isso com toda a segurança do mundo pois já usei muitas lentes, das muito ruins às muito boas. Hoje tenho um kit que considero espetacular e que me atende muito bem – Canon 35mm/1.4, 50mm/1.2, 85mm/1.2.

Eu costumava pensar antigamente que, com esse conjunto de lentes, nunca faria fotos ruins. E eu faço foto ruim aos montes! Por quê? Porque a lente determina apenas parte da foto – uma boa parte, é verdade -, não tudo.

Workshop_Strobist_LucasCavalheiro_EscoladeFotografos_Ensaio_1
Canon 70D, lente 18-55mm | 42mm, f/5, 1/160s, ISO 100 | Flash com Softbox e Strobist

 

Às vezes eu erro a composição, a luz, a pose da modelo; erro o foco, esqueço de fotometrar, uso velocidade baixa demais e a foto sai tremida – sim, eu faço esses erros básicos, é normal. Mas quando se acerta tudo, é possível fazer foto boa até com a lente do kit, a lente que os fotógrafos consideram a pior lente do mundo.

A lente do kit é horrível

Se fizermos uma pesquisa com fotógrafos, tenho certeza de que uns 90% acha que a lente do kit é a pior lente do mundo. Ela é mesmo tão ruim? Acredito que não. Quando trabalhamos com ela, temos que saber as suas características para podermos explorar o melhor dela.

Pontos negativos:

  1. – Escura (f/3.5 – 5.6)
  2. – Contraste e Cores não são bons

Pontos Positivos:

  1. Barata
  2. Versátil
  3. Boa nitidez
Workshop_Strobist_LucasCavalheiro_EscoladeFotografos_Ensaio_6
Canon 70D, lente 18-55mm | 44mm, f/5, 1/1000s , ISO 100 | Luz Natural

 

Pensando primeiro nos pontos negativos, devemos saber que, em situações de baixa luz – fotos a noite – você vai precisar subir o ISO ou usar um longo tempo de exposição para conseguir a luz correta e os resultados tendem a não ser muito bons. O contraste ruim e as cores – cor e textura da pele, principalmente – vão te exigir um bom tratamento de imagem para compensar isso.

Já olhando os pontos positivos, ela é uma boa lente grande angular se você está começando ou não está com muito dinheiro para investir. Podemos usar flash e strobist, usar a luz natural do sol e um bom tratamento no Photoshop e Lightroom para compensar as cores em fotos de um ensaio ou book.

Workshop_Strobist_LucasCavalheiro_EscoladeFotografos_Ensaio_7
Canon 70D, lente 18-55mm | 24mm, f/9, 1/160s, ISO 100 | Flash com Softbox e Strobist

 

Esquema de Luz | softbox 80x80cm, Flash Canon 600EX-RT
Esquema de Luz | softbox 80x80cm, Flash Canon 600EX-RT, Radio Yn622C-TX

Também é possível fazer boas fotos de paisagem com ela, já que podemos fechar o diafragma e ter uma ótima nitidez. Abaixo, alguns crops 100% para vocês verem que ela não é a pior lente do mundo em termos de nitidez

 

Antes de perguntar a um fotógrafo com qual lente foi feita aquela foto, pense antes em quanto a lente está influenciando no resultado final da imagem. No caso das fotos desse post, a interferência da lente é mínima; essas fotos poderiam ter sido feitas com lentes fixas – 24mm, 35mm, 50mm, 85mm, com ótimas lentes zoom – 24-70mm, por exemplo – ou até mesmo com a lente do kit.

Agradecimento especial ao Fabio Follmann por emprestar a câmera e a lente e a Miry Güths por modelar para nós no Workshop de Flash e Strobist da Escola de Fotógrafos.

 

avatar

Lucas Cavalheiro

Tem se especializado em fotografar pessoas a cada dia. É um nerd/geek que se tornou fotógrafo de ensaios sensuais e de moda. Fundou a Escola de Fotógrafos em 2011 junto com Allan Elly e, desde então, tem sido um dos seus projetos de vida.



Comments (10)

  1. Lê Araújo Aquecimento Cênico

    Comprei uma 50mm 1.8 na sexta-feira. Ainda não utilizei para trabalhos, apenas para testes. Tenho feitos ótimas fotos usando a 18-105 que veio com minha Niikon D7000, que nem é uma câmera full. Claro que quero ir adquirindo lentes melhores e câmeras também. Mas por hora a do kit me atende naquilo que preciso. O importante é estudar os limites da lente, e usá-la na sua plenitude, tirando o máximo dela. E muita criatividade, principalmente na utilização da luz. Se quiserem dar uma espiada, minhas fotos estão em http://www.flickr.com/photos/leandrofeio

    Responder
  2. Nina Soares

    Tenho uma Canon T5I, quero uma lente que a imagem fique boa, quero uma lente que a foto fique boa em redes sociais tipo, facebook e instagram, você pode me recomendar alguma lente?

    Responder
  3. Bruno Marinho

    Pessoal, boa tarde.
    Sou novo no mundo da fotografia e estou com uma duvida que esta me corroendo por dentro.
    Recentemente comprei uma Canon 70D + lente 18 – 135 STM (OBS: quero trabalhar com fotografia), esse foi o kit “acessível” que um amigo (fotografo profissional) me indicou. Vamos ao Problema, não estou achando que minhas fotos estão nítidas o suficiente, estou achando meio desfocada e ainda não sei bem como configurar a câmera. Estou usando a qualidade máxima que posso (RAW), mas quando vejo as fotos no Lr e dou um zoom no rosto ou paisagem parece que não tem tanta nitidez quanto parecia na câmera. Já usei equipamento como 5D Mark III e o resultado final é incrivelmente mais nítido, sei que não posso comparar com meus equipamentos, tbm já vi imagens feitas com 70D muito nítidas e lindas, mas as minhas não saem dessa forma, nem mesmo quando usei uma lente 24 – 70 mm canon desse meu amigo.
    Estou com receio de ter comprado essa camera com defeito ou algum problema.
    Obrigado pela atenção.

    Responder
  4. Henrique Vilela

    Olá Thalis, tudo bem? também sou um infeliz proprietário da 70D com problemas no foco. No caso, comprei a minha no Paraguai, ainda sim posso enviar a minha para conserto na Canon Brasil? Como você procedeu para efetuar esse envio? aguardo retorno, abraço.

    Responder

Abrir Whats
1
💬Oi! Tem alguma dúvida?
Olá! Alguma dúvida sobre o curso?