Backup – O básico para não perder dados!
Backups, como fazer e porque fazer?
Já conhecem aquele ditado: quem tem um não tem nenhum?
Pois bem, o backup serve para termos segurança nos dados, por isto um não basta!
Imagine a cara da noiva quando dermos a notícia: o HD queimou e perdi suas fotos… tem gente que já perdeu e foi processada, tem gente que já perdeu e acabou com a sua carreira e tem gente que já perdeu e continua perdendo que eu sei! Hehehe
Bom, vamos ao lado prático da coisa. Meu backup começa na festa, como:
- Quando encho um cartão coloco ele dentro do case de cartões e viro para saber que já usei;
- Chegando na festa, pegamos um espaço onde “instalo” meu macbook, leitor e hd externo, os cartões cheios são passados para o mac e para o hd externo, só vou pra casa quando estão todos cartões “backupados” no mac e no hd;
- Deixo as fotos nos cartões também, ou seja, no dia já tenho 3 backup’s (mac, hd e cartão)
- Chego em casa, ligo o servidor (que nada mais é que um PC com muitos tera de HD’s), passo as fotos do HD externo para ele e vou dormir, no outro dia confiro se passou e vou dormir mais um pouco (ninguém é de ferro né hehe)
- Segunda vou para o escritório onde é feito a edição, lá ligo meu Imac e o servidor, passo as fotos para o servidor e indexo as fotos ao catálogo geral de eventos;
- Quarta ou quinta começamos a deletar as fotos ruins (sim, muitas fotos ruins, eu sou sincero ok? Hehe), na terça já tenho as fotos que serão editadas e começamos a edição, antes renomeamos as fotos para ficarem na sequência 1 a 800 (em média é o número de fotos que entrego ao cliente);
- Após tudo editado e exportado gravo um DVD (normalmente são dois pra poder colocar uma resolução boa) com as fotos em alta;
- Exporto o catálogo do LR, apenas do casamento em questão e coloco no HD externo, levo pra casa e faço uma cópia das fotos e do catálogo, deleto a outra pasta com todas as fotos e fico apenas com as selecionadas;
- Após gravado o DVD eu deleto as fotos dos cartões!
Detalhes importantes:
Meus cartões são numerados e todos possuem data de “estréia” para saber quantos anos possuem, após 1 ano eu troco para cartões novos. Se cair no chão eu não uso mais e risco ele pra saber que caiu.
Meus hd’s externos são numerados e catalogados, assim como os dvd’s de backup, possuo catálogos para controle e fácil localização.
Guardo todos, sim TODOS, eventos que fotografamos desta forma. Sai caro, sim! Mas vale cada centavo investido!
Até hoje não perdi uma mísera foto e se tudo der certo não perderei!
Pra quem pensou: pronto agora vou gastar 10mil reais nos dois servidores e nos hd’s. Hoje o custo de um PC com uma placa mãe que suporta 4 ou 5 HD’s sai na média de 1.000,00 reais e cada HD de 1tera na faixa de 140,00 reais. Para quem fotografa 48 casamentos por ano com uma média de 40 giga por casamento um pc-servidor com 4 tera seria o suficiente para 2 anos de trabalhos, ou seja = 1560,00 reais x 2 = 3120,00 reais, este custo pode ser repassado tranquilamente para o cliente e você ficará mais tranquilo. :)
PS: não precisa ser um i7, basta possuir uma boa placa de rede, um processador dual core já serve e uns 2 giga de ram, sem gravador de dvd nem monitor, ele será acessado remotamente pelo seu computador de edição.
Abraços,
Allan.
Adicional, dica do Maurício Alves:
Para o mac eu uso o Carbon Copy Cloner, ele faz o processo no hd inteiro, ainda estou a procura de um que faça apenas em uma pasta específica.
Para o windows tem o SyncToy, ele é gratuito, e faz a cópia por pasta e não só pelo hd como o do mac. Bem rápido e simples de usar.
Allan,
Ví pelo twitter que você faz a cópia manual dos arquivos de um lugar para o outro. Existem programas de sincronismo que verificam os arquivos na mídia original, o que for alterada nela será alterado nos hd’s de backup . Esse processo pode ser agendado para ser executado uma ou mais vezes durante o dia.
Abraços
Blz Mauricio, sabe me dizer um pra PC. Como uso dois servidores, um em cada local eles não ficam ligados, por isso faço o manual em casa!
Abraços
Para o mac eu uso o Carbon Copy Cloner, ele faz o processo no hd inteiro, ainda estou a procura de um que faça apenas em uma pasta específica.
Para o windows tem o SyncToy, ele é gratuito, e faz a cópia por pasta e não só pelo hd como o do mac. Bem rápido e simples de usar.
Abraços,
Alan, por gentileza qual programa você usa para gravar as fotos no dvd? Estou gravando direto, mas as fotos estão perdendo qualidade, quando o cliente copia para o computador e pior quando ele posta em alguma rede social a qualidade fica bastante ruim!
[…] Como faz seu backup? – https://escoladefotografos.com/2011/05/07/backup-o-basico-para-nao-perder-dados/ […]